SOBRE O CURSO

Vivemos num mundo onde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes e interagem connosco em quase todas as nossas atividades cotidianas. A Internet conecta dispositivos, desde o computador de secretária ao telemóvel que temos no bolso, e a Internet das Coisas (Internet of Things) está a transformar os objetos que nos rodeiam. Neste cenário a Literacia digital passa a ser tão importante quanto são as Literacias da Leitura e Numérica.

Ainda que o conceito de Literacia Digital admita diversas interpretações, aqui iremos utilizar o conceito que faz uma aproximação da Literacia Digital com a Competência Digital. Ou seja, a Literacia Digital é o resultado do entrecruzamento de conhecimentos, competências e atitudes que possibilitam a utilização das TIC e os recursos digitais de maneira autónoma, significativa e criativa, para determinada finalidade ou propósito, nos diversos contextos da vida cotidiana.

Neste curso iremos abordar a Literacia Digital a partir das competências digitais básicas para a cidadania no século XXI, identificadas pela Comissão Europeia no projeto DIGCOMP. A partir de situações, que mimetizam uma possível realidade, serão trabalhados os conhecimentos e competências que uma pessoa necessita dominar para estar familiarizada e ser considerada digitalmente literada.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS RECOMENDADOS

Aos participantes neste MOOC são recomendados que possuam conhecimentos básicos de informática, tais como utilizar o computador e um programa navegador para a Internet.

Algumas das tarefas vão pedir aos participantes que façam uma cópia do ecrã e com estas imagens componham um ficheiro (do tipo Word) comprovando a realização da tarefa. Nestes casos será facultado ao participante um tutorial com instruções de como proceder a realização destas tarefas.

RESULTADOS ESPERADOS

Este curso tem como objetivos, primeiro, que o participante identifique, descubra e desenvolva as suas competências digitais, possibilitando a quem participa reconhecer o seu próprio nível de Literacia Digital e, segundo, proporcionar ao participante conhecer instrumentos e desenvolver estratégias que possam ajudá-lo a ser um “Padrinho Digital”.

O Padrinho Digital é a pessoa que mais pode ajudar no importante trabalho de Inclusão Digital.

E ele, ou ela, quem estará mais próximo daqueles que não estão familiarizados com as TIC. E serão eles que podem auxiliar quem não tem, ou tem poucas, competências digitais a iniciarem-se na utilização do computador e da Internet.

EQUIPA

PROGRAMA

Semana 1
Informação

Os módulos que compõem o conteúdo programático para esta semana estão inseridos no âmbito das competências digitais utilizadas para: identificar, localizar, retirar, armazenar, organizar e analisar informação e conteúdo digital considerando sua relevância e propósito (finalidade e utilidade da informação).
Neste contexto é esperado que o utilizador de TIC que tenha competências básicas e consiga fazer uma pesquisa utilizando um motor de busca (ex. Google). Que ele, ou ela, saiba como guardar e armazenar os diversos tipos de ficheiros digitais e que consiga encontrar e recuperar o ficheiro guardado ou armazenado. Por fim, que o utilizador saiba reconhecer quando uma informação encontrada na Internet é fiável, ou digna de confiança, e quando a informação encontrada não é mais que um boato, ou mesmo falsa.
Nesta semana, além das competências na área da Informação, foram acrescentados módulos da área da Segurança e Proteção sobre os Antivírus e a proteção do computador e os Cuidados online.

Procurar por informação – Pesquisa Simples
Reconhecer a informação encontrada – Informação Fidedigna
Armazenar informação digital – Guardar / Recuperar Ficheiros
Segurança – Antivírus
Conhecer os riscos online – Identidade Online

Semana 2
Comunicação

Os módulos que compõem o conteúdo programático para a segunda semana do MOOC estão inseridos no âmbito das competências digitais utilizadas para: Comunicar em ambientes digitais, partilhar recursos através de ferramentas online, colaborar com outros através das ferramentas digitais, interagir e participar em comunidades online e ter consciência da multiculturalidade online.
No contexto das competências básicas desta área é esperado que o utilizador de TIC possa interagir com outras pessoas utilizando as funcionalidades básicas das ferramentas de comunicação, por exemplo: saiba enviar e receber emails, conversar através de programas como o Skype, trocar mensagens em programas ou locais de conversa através da Internet (Chat), etc. Que o utilizador saiba como se comportar e quais as normas a seguir quando estiver a comunicar através das ferramentas online de comunicação. Que ele, ou ela, saiba que estas ferramentas de comunicação podem ser utilizadas para interagir com os serviços públicos e seja capaz de utilizar alguns destes canais de interação. Por fim que o utilizador tenha conhecimento dos riscos relacionados com a sua identidade digital e a sua presença online.
Na vertente das competências digitais que envolvem a Segurança e Proteção foram acrescentados os módulos sobre Cuidados Online e Ciberbullying.

Comunicar através de som e imagem – Vídeo chamada com Skype
Comunicar e partilhar Ficheiros – Correio eletrónico (Email)
Interagir com os serviços online – Serviços Públicos
Conhecer a etiqueta online – Netiqueta
Segurança – Cuidados Online
Segurança – Cyberbullying

Semana 3
Produção de Conteúdos

Nesta terceira semana do MOOC, os módulos que compõem o conteúdo programático estão inseridos no âmbito das competências digitais utilizadas para: Criar e editar um novo conteúdo digital (desde processamento de texto a imagens e vídeos), editar e modificar conteúdo digital produzido previamente por terceiros, produzir conteúdos digitais criativos, reconhecer os direitos e as licenças de propriedade intelectual nas obras digitais (texto, imagem, som ou vídeo).
Neste contexto é esperado que o utilizador de TIC que tenha as competências básicas nesta área possa produzir conteúdo digital simples (texto, tabelas, imagens, sons, etc), consiga editar e modificar conteúdo digital produzido por terceiros, saiba como modificar as configurações básicas de programas utilitários (Editores de texto, folhas de cálculo, editores de imagem, etc) e também consiga identificar conteúdo digital produzido por terceiros que pode estar protegido por direito de autor e conheça alguns tipos de licenças de direito de autor (as básicas).
No âmbito das competências digitais que envolvem a Segurança e Proteção, nesta semana está o módulo sobre Ergonomia do trabalho.

Criar conteúdo digital – Editor de Texto e Folha de Cálculo
Modificar conteúdo digital – Edição de fotografias
Alterar as configurações dos Programas – Configurações Básicas
Reconhecer conteúdo digital protegido por direito de autor – Direitos de Autos
Segurança – Ergonomia da postura

Semana 4
Resolução de Problemas

Na quarta e última semana do MOOC, os módulos que compõem o conteúdo programático estão inseridos no âmbito das competências digitais necessárias para: identificar necessidades relacionadas às tecnologias digitais e os recursos que podem ser utilizados, ter informação e conhecimentos para decidir qual a ferramenta digital mais adequada para determinado propósito ou necessidade, resolver problemas através de ferramentas e serviços digitais, utilizar as TIC criativamente, reconhecer e resolver problemas técnicos e, por fim, reconhecer a necessidade em atualizar as suas próprias competências digitais.
Neste contexto é esperado que o utilizador de TIC que tenha as competências básicas nesta área seja capaz de utilizar algumas tecnologias digitais para resolver algumas tarefas, consiga escolher uma ferramenta digital para determinada tarefa, saiba que as ferramentas digitais podem ser utilizadas com propósitos criativos e possa fazer uma utilização criativa destas ferramentas. Também é esperado que o utilizador saiba procurar por assistência e ajuda quando as tecnologias digitais não funcionam ou quando utilizem um novo dispositivo, programa ou aplicação. Por fim, é esperado que o utilizador com competências básicas nesta área tenha algum conhecimento sobre as tecnologias digitais mas esteja consciente de seus limites quando utiliza estas tecnologias.
No âmbito das competências digitais que envolvem a Segurança e Proteção está o módulo sobre gestão de Energia.

Usar soluções digitais – Resolução de Problemas
Escolher as ferramentas digitais – Informação Extra
Utilizar criativamente as tecnologias digitais – Pinterest
Resolver problemas técnicos – Assistência Técnica
Segurança – Energia